Chinelo masculino adidas DURAMO |
Houve um tempo em que usar chinelos era coisa para o ambiente doméstico ou “coisa de pobre”, enquanto que em tempos recentes vemos griffes internacionais desfilarem nas passarelas com modelos usando chinelos de dedo. Hoje em dia chinelo no pé é coisa séria para o homem e diz muito sobre você pois conta como é o seu estilo de vida. E especialmente hoje em dia o chinelo virou algo maior: ele é a sua marca e pode ser um acessório que fará a diferença no seu visual. Portanto, hoje vou falar sobre os icônicos chinelos slide de uma grife esportiva muito conhecida em todo o planeta: a adidas.
Esse estilo de chinelo masculino nunca foi muito popular por aqui, mas pelo jeito os brasileiros estão aos poucos adotando a novidade. Recentemente as marcas Cartago e Rider, ambas da Grendene, também lançaram chinelos estilo slide, reforçando a tendência (pois a linha Rider havia parado de fabricar chinelos slide), mas isso fica para um próximo post pois hoje eu vou falar da só da adidas.
Com a abertura da loja oficial da adidas na internet brasileira eu acabei acrescentando à minha coleção o trio básico e mundialmente conhecido dos chinelos masculinos adidas: os modelos Duramo, Adissage e Adilette. Esses três são muito populares nos EUA e Europa há tempos e por lá são super tradicionais tanto quanto por aqui o são as Havaianas. Os três modelos têm em comum a fabricação no Vietnã, a qualidade e leveza do material e o design bem masculino.
Vou começar pelo chinelo adidas Adissage, que foi o que eu menos gostei em termos de conforto. Eu realmente não curti a palmilha com esses “massageadores”. Não sei se as solas dos meus pés são muito sensíveis, mas eu só consegui usá-los com meias. Porém, ele tem a vantagem do cabedal com ajuste em velcro.
Chinelo masculino adidas Adissage |
Chinelo masculino adidas Adissage |
Já o chinelo masculino adidas Duramo é, como o próprio nome diz, um pouco “duro”, mas surpreendeu pelo design: a palmilha foi construída de uma maneira que se ajusta muito bem aos pés e os empurra contra o cabedal de uma forma bem gostosa, sem deixar os dedos escorregarem para a frente e para fora do chinelo. Os chinelos ficam firmes nos pés quando se caminha com eles. Valeu a pena pois são chinelos icônicos e que ficaram muito bonitos nos meus pés. Mas o cabedal bem que poderia ser mais flexível... Detalhe curioso: na etiqueta veio escrito MADE IN VIETNAM...
Chinelo masculino adidas DURAMO |
Chinelo masculino adidas DURAMO |
Finalmente, o chinelo masculino adidas Adilette slide também surpreendeu pelo conforto e design, sendo até um pouco mais confortável que o Duramo pois tanto o material do cabedal quanto do solado são mais flexíveis. Os pés ficaram muito bonitos e masculinos. Detalhe curioso: na palmilha veio estampado MADE IN ITALY...
Chinelo masculino adidas ADILETTE |
Chinelo masculino adidas ADILETTE |
No balanço geral entre esses três modelos o mais confortável para mim foi, de longe, o Adilette. Agora eu entendo porquê ele faz tanto sucesso.
Aproveitando o gancho, já que estamos falando de chinelo slide, entre os homens a preferência sempre foi dividida entre os chinelos de dedo e os chinelos slide. Os homens gostam basicamente de conforto. Usar chinelos com meias é super confortável. Logo, é natural que os homens gostem de usar chinelo slide com meias, que por não ter a tira que separa o dedão acomoda melhor as meias. No verão e em lugares onde não faz frio a preferência já é pelo chinelo de dedo, até porque tem um apelo mais jovem, posto que as gerações mais jovens cresceram vendo os papais usando chinelões de couro e, naturalmente, a primeira coisa que um adolescente faz para se diferenciar da “caretice” do pai é usar um chinelo diferente. Além disso, os chinelos de dedo foram popularizados por surfistas: qual apelo poderia ser melhor para a moçada mais jovem?
Enfim, alguns homens acham que esses chinelos estilo slide “envelhecem” o cara. Eu discordo. Esses chinelos slide são muito populares na natação e eu já vi muito garoto novinho com esses chinelos nos pés. É másculo, ficam bonitos nos pés e não acho que envelheçam quem os usa, creio que seja apenas uma questão de hábito. Os homens por aqui aos poucos estão aprendendo a valorizar os pés e nada como um bom chinelo slide para exibir e valorizar pés masculinos bem cuidados.